A importância do QI para o aluno de Tai Chi Chuan
O Qi representa a unidade tão almejada em todo o pensamento chinês, porque por ser energia, abarca o mental e o físico, e estabelece na medicina além de uma fisiologia corporal, uma fisiologia mental e até emocional, e que, por consequência, promove uma visão espiritual do corpo.”
Anne Cheng- A história do pensamento chinês.
Segundo o neoconfucionista Zhang Zhai
Zhang Zai (1020-1078 dC):
“ Aquilo que se dispersa, se diferencia e pode assumir figura visível é energia vital (Qi ); aquilo que é puro, penetra em toda parte não pode assumir forma visível é potencia espiritual (Shen).
O Vazio supremo não tem formas: é a constituição original do Qi. A condensação e dissolução do Qi são formas temporárias devidas às mudanças e transformações. O Vazio supremo não pode ser senão Qi, o Qi não pode senão condensar-se para formar as dez mil coisas, as dez mil coisas não podem senão dissolver-se para retornar ao Vazio supremo.
A condensação e a dissolução do Qi são para o Vazio supremo aquilo que o gelo e o derretimento são para a água. Compreender que o Vazio supremo é o Qi é compreender que não existe o não-há.
O há e o não-há são aspectos do Qi concentrado e dispersos. O Qi é a realidade última que permeia o manifesto e o imanifesto. ( AC).
Por isso o aluno de Taiji deve aguçar sua sensibilidade para a percepção do Qi e principalmente a alternância entre Yin/Yang no Qi.
A arte do Taijiquan ,não resulta apenas uma arte marcial. A arte do taiji nos conecta com realidades extremamente sutis, mas existentes. Desde intuições, emoções, sonhos, ao raciocínio lógico, linear, no taiji a necessidade do balanço entre Yin/ Yang de todas as nossas facetas mentais é um processo constante. Assim como um balanceamento nos aspectos físicos, o refinar da percepção é uma constante no Taiji. Dos grandes músculos, aos órgãos, aos tecidos, aos fluidos, ao sangue, do grande ao pequeno, das dez mil coisas para o princípio único, o caminho é o mesmo na arte do Taijiquan ; do grande círculo para o círculo mediano, para o círculo pequeno, para o Wu círculo, não círculo, ou infinito latente círculo.
O Qi, neste caso permeia o material, o plano de estratégia ,e a avaliação deste processo.
O princípio é o Qi. No Taijiquan e na vida.